FATORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HUB LOGÍSTICO NO PANAMÁ
O governo do Panamá está executando uma agressiva iniciativa de desenvolvimento econômico a fim de transformar o país em um hub logístico (hub logístico) regional, tal qual Cingapura e Dubai. A possibilidade de desenvolvimento de um hub logístico no Panamá foi estudada primeiramente através da identificação do potencial logístico do Panamá e através da análise das características chave do desenvolvimento dos hubs logísticos de Cingapura e Dubai.
Novo Porto de Livre Comércio: Nuevo Pacífico: o projeto portuário, terá uma capacidade de 5 milhões de TEUs dentro de uma área de 120 hectares. Abrindo espaços para empresas brasileiras que desejarem incrementar suas vendas e possibilitando indústrias brasileiras de terminar seus produtos em solo panamenho e ter acesso a todos os países com tratados com o Panamá e com taxa zero de impostos.
FATORES IMPORTANTES DO PANAMÁ
1. Segurança: o Panamá é considerado o país mais seguro da América Central, e infinitamente mais seguro que o Brasil.
2. Moradia: há um boom imobiliário no Panamá. A febre dos “micros” apartamentos ainda não chegou por aqui e, no geral, é difícil achar apartamentos menores que 90 metros quadrados! A oferta de apartamentos é muito grande e o sistema bancário é bem internacionalizado, com muitas opções de financiamento de casa própria com juros anuais entre 1,5 a 5%.
3. Custo de vida: As coisas no Panamá são bem mais baratas que no Brasil, mas ainda um pouco mais caras que nos EUA. No entanto, o custo de vida depende diretamente da sua renda e de como você está disposto a viver!
4. Saúde: O Panamá conta com bons hospitais particulares e uma gama de planos de saúde para dar suporte às pessoas. Muitos dos médicos panamenses estudaram ou fizeram residência médica nos EUA, o que eleva o padrão de atendimento nos Hospitais particulares. Uma consulta particular custa, em média, USD 50,00 e normalmente os consultórios são totalmente equipados (ex: no pré-natal, você faz a consulta e exames no mesmo consultório, não precisa pular de hospital em hospital para fazer diferentes exames)
5. Ser empreendedor: se você tem suas economias você também pode abrir seu negócio no Panamá. O Governo facilita bastante a vida para quem vem aqui investir mais de USD 100.000 em um negócio: facilidade para obter vistos de trabalho e isenções de impostos.